Anticoncepcional aumenta os seios?

Existem muitos mitos quando o assunto é anticoncepcional. Muitas pessoas acreditam que a ingestão do medicamento pode acarretar inúmeras mudanças corporais, desde o ganho de peso ao aumento dos seios, passando por solução ou causa de problemas de pele, dentre outras.

A sabedoria popular firma a ideia de que pílulas anticoncepcionais são até capazes de fazer a mulher engordar – e muito. Mas será que realmente é assim?

Profissionais acreditam que o resultado do medicamento no corpo varia de pessoa pra pessoa, de acordo com o organismo. O fato de engordar não significa ganhar gordura corporal. Isso ocorre porque anticoncepcionais são responsáveis, muitas vezes, pela retenção de líquido, o que favorece a sensação de aumento de peso e medidas. O método contraceptivo que consiste em injeção trimestral contém apenas progesterona, e esse hormônio em especial pode acarretar o aumento de peso, sensibilidade mamária, inchaço e até sangramentos irregulares no inicio do uso.

anticoncepcional seios

O anticoncepcional mais tradicional é o que está disponível em pílulas. Existem dois tipos delas: as que possuem dois hormônios (estrogênio e progesterona), sendo essas as mais fortes, e as que possuem apenas um hormônio, progesterona. Ambos os tipos são muito eficazes, mas é preciso ter consciência de que, quanto mais hormônios a mulher ingerir, maiores são as possibilidades de sofrer os efeitos colaterais. Por isso, é imprescindível que um médico seja consultado antes de começar o uso do medicamento.

O Anticoncepcional realmente aumenta os seios?

O crescimento dos seios que muitas pessoas alegam não é, necessariamente, por culpa do anticoncepcional. Os efeitos variam de acordo com o organismo, e por isso não é correto generalizar todas as modificações corpóreas. O mais comum, nessa situação, é o aumento dos seios devido à retenção de líquido, que, como vimos, é estimulada pelo uso do anticoncepcional.

De acordo com alguns estudiosos, a pílula pode aumentar o peso total da mulher em até 1kg por ano. Caso o aumento ultrapasse esse valor, o correto é procurar um médico para levantar as possíveis causas, como genética, má alimentação e até mesmo o anticoncepcional, que combinado com outros fatores, pode levar ao aumento excessivo de peso.

Para evitar essa retenção de líquido proveniente do anticoncepcional o mais recomendado é a prática de exercícios físicos com regularidade. Não há necessidade de muitas atividades – uma caminhada de trinta minutos diariamente, por exemplo, é o suficiente para aumentar a circulação sanguínea e diminuir a retenção de líquidos.

Você sabia que existe maneiras naturais de aumentar os seios? Para saber mais detalhes clique aqui!